Desde muito tempo tenho a curiosidade de saber aonde é o "correto" quanto ao descarte do papel higiênico usado. Há pessoas que jogam na privada e dão descarga e outras que tem pavor disso e preferem que os joguem no lixo, a verdade é que eu não sei qual opção causa menos impacto na natureza, já que essa é a minha intenção resolvi coletar algumas informações.
Durante minha pesquisa observei que se fala muito em "biodegradável" e encontrei esta definição pela internet: Papel higiênico biodegradável que se desfaz rapidamente em água, garantindo que não existem problemas com canalizações bloqueadas, porém o que encontrei no dicionário foi: Biodegradável é todo material que após o seu uso pode ser decomposto pelos micro organismos usuais no meio ambiente.
Diante dessas duas definições nos levam a pensar que sim, o papel higiênico biodegradável se decompõe mas não na água e não tão rápido como muitos pensam, principalmente os defensores do papel no vaso, que justificam seu ato dizendo que ao dar descarga o papel higiênico simplesmente desaparece. O que na verdade acontece é que o papel vai ser parcialmente dissolvido na água e o que chegar à estação de tratamento será separado e descartado em um aterro sanitário junto com os demais resíduos sólidos”, explica Hélio Padula, gerente de serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
E quanto aos adeptos ao papel no lixo? Se for jogado no cesto do lixo, o papel também vai parar no aterro, porém, por ser embalado em sacolas plásticas seu impacto ambiental é maior, plásticos como se sabe levam décadas para se decompor na natureza.
Para tomar sua decisão quanto ao melhor destino, primeiro leve em consideração se a sua cidade tem sistema de tratamento de esgoto, se tiver, o melhor caminho poderá ser o papel no vaso, pois ele irá ser parcialmente decomposto e ao chegar na estação de tratamento será encaminhado para o aterro sanitário onde levará em torno de 4 meses para se decompor por inteiro. Aonde não existe este sistema uma alternativa a parte poderá ser as duchas de banheiro, onde economizará bastante papel já que para a água a um sistema de tratamento para você reutilizá-la e para o papel higiênico não, já que ele não é reciclável.
E para quem mora em cidade com sistema de tratamento mas não quer se arriscar a entupir o vaso com papel, observamos que há uma terceira opção, usar uma sacola de papel pois vimos que o maior problema com o papel no lixo na verdade é o plástico que os mantêem, que no qual leva em torno de 40 anos para se degradar.
Para os que se preocupam e querem ajudar um pouquinho mais na manutenção do meio ambiente procure usar papel higiênico reciclado, aquele que vêem de folhas de papel ofício, de caderno, etc. Eles passam por um processo rigoroso até chegar a casa de vocês, então não se preocupem com a qualidade, e para você distinguir qual é reciclado só reparar na cor, quanto mais branco menos ele contribuiu com a natureza. Acho que vale á pena fazer este esforcinho, certo?
Espero ter ajudado, beijinhos.
:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário